BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SARGENTO JOÃO SALDANHA - VEREADOR EM BARAÚNA

SARGENTO JOÃO SALDANHA DA SILVA, natural de Santana do Matos-RN, nascido a 19 de abril de 1971, filho de Joaquim Saldanha da Silva, natural de Santana do Matos, nascido em 4 de setembro de 1932, filho de Francisco Saldanha da Silva (23/06/1891 – 14/2/1986), este filho de Miguel Saldanha da Silva e de Francisca Maria da Conceição; e de Rita Maria da Conceição (14/2/1900 – 30/101972), esta filha de José Francisco de Macedo e Josefa Maria da Conceição; e de Inêz Maria da Conceição, natural de Afonso Bezerra-RN, nascida em 1º de janeiro de 1942, filha de João Toamaz da Silva e de Josefa Maria da Conceição. É Casado com a baraunense Regilândia dos Santos de Oliveira, filha de José Brasilino e Maria de Fátima dos Santos Ingressou na Polícia Militar 24 de setembro de 1990 , aos 19 anos de idade, na condição de aluno soldado com o número 90.250, formado na sede do 2º BPM, em Mossoró. Respeitando a todos e agindo dentro dos limites da lei no combate ao crime. Por esse motivo, teve sempre seu trabalho reconhecido em todas as cidades por onde atuou.
Sua última atuação como policial militar foi na cidade de Baraúna-RN, de 1997 a 1999, onde assumiu o cargo de delegado de Polícia.
É casado
Em 2000, atendeu ao chamamento da população de Baraúna, o Sargento Saldanha ingressou na política, sendo eleito vereador nas eleições de 1º de outubro de 2000 e reeleito mo pleito eleitoral do dia 3 de outubro de 2004 com mais que o dobro dos votos obtidos em sua primeira eleição. Votação essa que demonstra a sua dedicação na defesa do povo e no combate à corrupção, e hoje é o vereador mais votado da cidade de Baraúnas.
Foi através do seu trabalho que o esquema de compra de votos e de transferências irregulares de títulos eleitorais foi desmontado em todos os envolvidos punidos pela Justiça Eleitoral. Dessa forma, Baraúna foi a primeira cidade do Rio Grande do Norte a ter o seu prefeito e três vereadores a perderam seus mandatos, cassados pela prática de corrupção eleitoral em março de 2004 pelo TSE-Tribunal Superior Eleitoral. No dia 19 de março de 2004 o TSE cassou o prefeito Francisco Gilson de Oliveira, eleito em 1996 e reeleito em 2000.
O Sargento Saldanha, como vereador investigou e descobriu um grande e bem elaborado esquema montado dentro da Prefeitura de Baraúna, que desviou entre os anos de 2000 e 2002 algo em torno de R$ 2.000.000.00 (dois milhões de reais) em recursos federais destinados originalmente ao povo daquela cidade.
Após obter as provas necessárias, entregou o caso à Procuradoria da República, que denunciou o então prefeito à Justiça Federal pela prática de crime contra o patrimônio público.
O Sargento Saldanha se destacou como vereador pela sua coragem de sempre investigar e denunciar as irregularidades praticadas na gestão pública municipal, e mesmo sozinhas, nunca se deixou intimidar pelas ameaças recebidas.
Nas eleições de 1º de outubro de 2006 se apresentou ao povo do Rio Grande do Norte como candidato a deputado estadual, com o número 14.123, legenda do PDT não se elegendo, mas conquistou mais de 3 mil votos. Seu eloga era: “UMA NOVA PROPOSTA, UMA NOVA LUTA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs